Criar um Site Grátis Fantástico

O PERISPÍRITO

O PERISPÍRITO

Daremos o significado de PERISPÍRITO e todas as suas características.

 

20/06/2013

 

 

 

O PERISPÍRITO

 

 

 

Perispírito é o envoltório sutil e perene da alma, que possibilita sua interação com os meios espiritual e físico.

 

A união da alma, do perispírito e do corpo material constitui o Homem; a alma e o perispírito separados do corpo constituem o ser chamado Espírito.

 

PROPRIEDADES DO PERISPÍRITO

 

 

 

Plasticidade

Sensibilidade Magnética

Densidade

Expansibilidade

Ponderabilidade

Bicorporeidade

Luminosidade

Unicidade

Penetrabilidade

Perenidade

Visibilidade

Mutabilidade

Corporeidade

Capacidade Refletora

Tangibilidade

Odor

Sensibilidade global

Temperatura

 

 

 

 

 

PLASTICIDADE

 

 

 

O perispírito, extensão da alma, é o eterno espelho da mente, moldando-se de acordo com seu comando plasticizante, graças a porosidade que o caracteriza.

 

O corpo espiritual adapta-se automaticamente às ordens mentais que brotam continuamente da alma.

 

Resumindo: nosso perispírito nos permite mudar de aparência de acordo com nossa vontade mental.

 

Contudo, tal possibilidade de alterar a indumentária perispiritual é limitada ao padrão evolutivo, intrínseco a cada alma. O Espírito só pode se adequar perispiritualmente aos moldes que digam com suas vivências pretéritas e atuais, ou seja, com sua realidade íntima.

 

 

 

Obs.: isso significa que não podemos mudar de aparência a nosso bel prazer, um espírito inferior não pode por exemplo, tomar a aparência de um mentor, Espírito já evoluído, e sim, apenas as aparências que teve em vidas passadas, mesmo que ele o conseguisse, não enganaria as pessoas por muito tempo porque um mentor tem uma energia completamente diferente de um espírito inferior ou de um obsessor. Em obras espíritas já foi dito que os obsessores mudam de aparência para enganar os médiuns videntes, podem aparecer como Bezerra de Menezes, por exemplo, mas como disse, a energia será completamente diferente. Podem também tomar a aparência de animais selvagens ou de demônios, com rabo e chifres, só para assustar as pessoas que tem vidência. O nome dessa mudança de aparência é IDEOPLASTIA.

 

Independentemente das aquisições intelectuais, pode o Espírito mergulhar em tão severo desequilíbrio afetivo que, imerso em um monoideísmo avassalador, chega a entrar em processo de retração do campo que sustenta a própria tessitura perispiritual, comprometendo, dolorosamente, suas funções. É o caso dos “OVOIDES”, descritos por André Luiz pela mediunidade de Chico Xavier e em tantas outras obras espíritas. (Selma Braga)

 

Obs.: uma monoideia é uma auto-obsessão, é você alimentar uma ideia fixa com tamanha força mental, para o lado negativo como no caso dos ovoides, que acaba por transformar seu perispírito, retrocedendo sua aparência humana para aparência animal ou para um ovoide. Há obsessores com poder mental/hipnótico bastante significativo que conseguem fazer esse tipo de coisa com outras pessoas, com espíritos desencarnados, mas claro, com a anuência de Deus, se houver de fato necessidade cármica desse espírito passar por situação tão decadente e triste como essa. Aquele que desencarna atormentado pela culpa, por exemplo, de tal forma que essa culpa se torne uma monoideia, é forte candidato a se tornar “vítima” desses obsessores. Exemplo: zoantropia – tornar uma aparência humana, numa aparência animal e a licantropia = tornar uma aparência humana numa aparência de lobo. (obviamente, essas alterações são sempre provisórias, a dizer, cessada a onda mental que as sustenta, rompido o processo hipnótico, ressurgem as formas originais.) A pessoa neurótica, insegura, extremamente ciumenta, por exemplo, tem a monoideia de traição o tempo todo e acaba às vezes, atraindo mesmo a situação para a vida dela, não porque seja vítima em relacionamentos afetivos e sim, porque ela mesma acaba desgastando a relação com suas brigas, discussões e desconfianças, muitas vezes, infundadas. Ela fantasia de tal forma situações inexistentes, que para ela a fantasia se torna real. Ela sofre por uma situação que muitas vezes nem se concretizou, é masoquista, lhe falta amor-próprio, equilíbrio emocional, falta “confiar no seu taco”. Resumindo: Falta-lhe é uma terapia com um bom profissional, estudo sobre os mecanismos da vida e a lei de causa e efeito e tratamento espiritual. (Selma Braga)

 

Tanto é assim que muitas doenças que contraímos fomos nós mesmos quem criamos em nosso corpo físico, devido ao nosso próprio poder mental, ao cultivo de pensamentos negativos, sentimentos negativos, revolta, ódio, pensamentos depressivos, angustiantes, tristes, mágoas, ressentimentos etc. No espiritismo se diz que a maior parte dos nossos problemas físicos se iniciam no espiritual, passam para o emocional e terminam se manifestando no físico. Exemplos: hipocondria; pessoas de fato doentes, mas que em vez de terem uma visão otimista da situação e fé, acabam alimentando mais ainda sua limitação física, reclamando, se revoltando e se lamentando o tempo todo. (Selma Braga)

 

A própria Ciência já disse que não conhecemos e não utilizamos nem 10% do poder da nossa mente e pesquisas já comprovaram que as pessoas mais espiritualizadas, que tem mais fé, se curam de maneira mais rápida e fácil do que aquelas materialistas, depressivas e pessimistas.

 

Mais uma vez vem o Espiritismo esclarecer um pouco o assunto, embora ainda também não tenha dito tudo, porque as informações e esclarecimentos da espiritualidade Superior para a humanidade encarnada, só chegam quando o tempo é devido, nem antes, nem depois. Ainda falaremos mais sobre o perispírito.(Selma Braga)

 

 

 

Os outros trechos foram retirados do livro:

 

- PERISPÍRITO, Zalmino Zimmermann, Editora Allan Kardec.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

|

|

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.6/5 (1031 votos)




ONLINE
1