DEPRESSÃO E MEDIUNIDADE

DEPRESSÃO E MEDIUNIDADE

20 de julho de 2013.

 

SINAIS DA DEPRESSÃO – Página 46

 

Livro:

- DEPRESSÃO E MEDIUNIDADE - SOB A ÓTICA DA DOUTRINA ESPÍRITA, DA PSIQUIATRIA E DA PSICOLOGIA – JAIRO AVELAR, CÉLIO ALAN KARDEC, WANDERLEY OLIVEIRA E WANDER LEMOS

 

Toda doença, seja de que cunho for, apresenta sinais característicos, sintomas e avisos antes de se instalar definitivamente. (…) Vejamos os principais sinais indicativos da depressão:

 

* APARÊNCIA TRISTE E ABATIDA – Os indivíduos frustrados nas suas expectativas, aturdidos pelo fracasso e abalados por perdas inesperadas, quando desguardados de reservas morais, sofrem redução inevitável de energias, visíveis nos seus semblantes. Retratamos aquilo que pensamos e somos invariavelmente o resultado das nossas ações;

 

* MOVIMENTOS LENTOS E POUCA FALA – A mente desanimada e estressada revela cansaço mental com repercussão no aparelho físico. O mundo competitivo da contemporaneidade, as exigências permanentes para adaptação às evoluções tecnológicas, as disputas pelo poder e a incapacidade de se encaminhar soluções para graves questões da vida cotidiana prostram e enfraquecem as existências interiores, estabelecendo ideias negativas, debilitando valores e crenças. Não raro, indivíduos neste estado vibracional, estagiam na revolta, deixando-se sucumbir nos caminhos sombrios da depressão. A criatura que perde o gosto de falar está entediada dos outros e da própria vida. (…)

 

* REDUÇÃO DO INTERESSE E PRAZER POR ATIVIDADES NOVAS – (…)

 

* CULPA EXCESSIVA – Quantos não se perdoam pelos erros e equívocos cometidos e tal postura é, em si mesma, uma autoflagelação. Um se corrige e o outro se perdoa sempre. A permanência no erro revela desconexão com nossa realidade transcendente e a ausência do perdão turva nossa consciência livre com o lobo do remorso. A indulgência conosco mesmo é antídoto evangélico contra a depressão. (…)

 

* REDUÇÃO DA CAPACIDADE DE PENSAR – O desinteresse por relações afetivas, pelo trabalho e pela vida tornam as pessoas apáticas, vazias e distraídas. Desmotivadas, tendem à solidão, expressando com dificuldades as suas emoções. (…) Faz-se imprescindível investigar as razões do desestímulo para com as questões existenciais e com a perda de concentração para penetrar na essência que nos rodeia. A vida está pedindo mudanças de rumos e incorporação de novos hábitos. (…)

 

* FADIGA – A criatura que se entrega com volúpia ao trabalho e não extrai dele a sensação do prazer, naturalmente se esgotará organicamente e acusará lamentável desperdício de energias. Todo excesso resulta em desequilíbrio e as ações repetidas e fora da linha de equilíbrio levam o indivíduo à exaustão e consequentemente à dependência.

 

* COMPROMETIMENTO DAS ATIVIDADES HABITUAIS – A necessidade diminuída de sono, a redução inexplicável do apetite e a permanência sentado ou deitado por largo tempo constituem indícios de que algo vai mal no indivíduo, requisitando avaliação e tratamento.

 

* PREOCUPAÇÃO CONSTANTE COM DOENÇAS – Pessoas existem a acumular amarguras defluentes da ausência de saúde. Muitas sofrem pelo simples fato de pensarem na frieza do destino, que reserva invariavelmente esta ou aquela enfermidade em algum momento da vida.

(…)

A mente faz adoecer o corpo sadio tanto quanto pode curar o organismo doente. O homem é uma entidade psicofísica e a saúde do seu corpo é proporcional à harmonia, equilíbrio ou ordem do Espírito. O aparecimento de sintomas da dor ou da doença é o sinal de alerta para que algo seja ajustado no organismo e/ou no Espírito.

(…)

Mais incompreensível ainda é sofrer antecipadamente por doenças que nem sempre se consolidam, gerando os transtornos de ansiedade ou o turbilhão da depressão, resultante de fraquezas e ausência de crenças, tão fundamentais na mente de quem foi aquinhoado com o dom da vida!”

 

ANTÍTESE DA DEPRESSÃO – Página 60

 

Um indivíduo demonstrará comportamento antidepressivo quando:

 

* Diante de qualquer circunstância, não se deixar abater jamais;

 

* Romper invariavelmente com a condição de fracassado;

 

* Resignar-se, contendo o ímpeto da revolta, e expressando sempre calma e paciência;

 

* Acalentar invariavelmente o otimismo;

 

* Exprimir fé inexcedível no amanhã;

 

* Amparar-se no porto seguro das a amizades;

 

* Valorizar os recursos da prece e da autoestima;

 

* Nas relações com o próximo, aplicar as noções elevadas de direitos e deveres sociais;

 

* Buscar permanentemente a renovação de hábitos e atitudes;

 

* Apoiar-se incondicionalmente em Deus;

 

* Não faltar ao ensejo de servir àqueles situados na esfera do seu mundo convivencial.”

 

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.6/5 (1031 votos)




ONLINE
1