BRIAN WEISS - TERAPEUTA DE VIDAS PASSADAS

BRIAN WEISS - TERAPEUTA DE VIDAS PASSADAS

Brian Weiss

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Brian Weiss
Dr. Weiss no Omega Institute, em Rhinebeck, Nova Iorque, em Outubro de 2012
Nascimento 6 de novembro de1944 (71 anos)
Nova Iorque, NY
 Estados Unidos
Nacionalidade Norte-americano
Cônjuge Carole K. Weiss
Alma mater Universidade Yale
Ocupação Psiquiatra
Escritor
Principais trabalhos Muitas Vidas, Muitos Mestres
Só o Amor É Real
Muitas Vidas, Uma Só Alma
Gênero literário Terapia de vidas passadas
Magnum opus Muitas Vidas, Muitos Mestres
Página oficial
www.brianweiss.com

Brian Leslie Weiss, M.D. (Nova Iorque, 6 de novembro de 1944), é um psiquiatra e escritor norte-americano. Suas pesquisas incluem os temas reencarnação, terapia de vidas passadas, regressão a vidas passadas e sobrevivência do ser humano após a morte.

  

Vida pessoal e profissional

Dr. Weiss graduou-se na Universidade de Medicina de Yale em 1970, estagiou no campo de medicina interna, na New York University Medical Center, retornando posteriormente à Yale para dois anos de especialização em Psiquiatria. Após algumas décadas de carreira, Dr. Weiss conduziu seus estudos à problemática de existência do ser após a morte, permanecendo atuante na vertente do reencarnacionismo até os dias atuais.

Weiss vive atualmente com sua esposa Carol em Miami, Flórida, onde escreve e realiza seminários públicos sobre o tema dareencarnação. É o presidente emérito do Departamento de Psiquiatria da Mount Sinai Medical Center, em Miami, e professor clínico associado do curso de psiquiatria da Universidade de Medicina de Miami.

Terapia de vidas passadas e progressão a vidas futuras

Dr. Weiss afirma que, em 1980, uma paciente sua - "Catherine" - começou a relatar, estando a mesma em estado de hipnose, experiências de suas vidas precedentes à sua atual vida. O psiquiatra não acreditava em reencarnação até então, contudo, após a confirmação de elementos das histórias de vidas passadas de Catherine por meio de pesquisas em arquivos públicos, convenceu-se da sobrevivência de um elemento da personalidade humana após a morte. Tal teoria de sobrevivência da alma ao corpo após a morte deste último existe desde as doutrinas mais primitivas que povoaram este planeta, tendo tido o ápice de sua discussão a partir de 1857, após a publicação do ensaio de Allan Kardec, denominado O Livro dos Espíritos. Todavia, muitos outros estudiosos, desde os tempos antigos, preocuparam-se sobre a doutrina da reencarnação e publicaram teses sobre a mesma, dentre eles filósofos como Platão, o qual estabeleceu a doutrina da reminiscência, uma espécie de "lembrança" possuída pela alma; tais lembranças precedem e sobrevivem ao corpo do homem e, após a morte deste, vão para um plano distinto ao plano material em que vivemos, onde a alma contempla a realidade de todas as coisas.

Desde 1980, Dr. Weiss afirma ter feito regressão a diversos pacientes. Ele defende os benefícios terapêuticos da regressão hipnótica, manifestando também sua convicção de que muitas fobias e doenças estão enraizadas basicamente experiências de vidas passadas; o fato de o paciente tornar-se consciente ("lembrar-se") dessas experiências tem, segundo Dr. Weiss, um efeito curativo sobre o estado de saúde na sua vida atual e viabiliza que o paciente leve uma vida não apenas mais saudável, como mais consciente acerca de si mesmo e do plano no qual vive.

Em seu livro Muitas Vidas, Uma Só Alma, Dr. Weiss apresenta uma nova concepção sobre a teoria reencarnacionista: o estado hipnótico de progressão a vidas futuras. Segundo o psiquiatra, tais progressões poderiam ser consideradas alucinações se não houvessem concordância com a realidade, contudo, afirma o psiquiatra que milhares de seus pacientes que chegaram neste estágio hipnótico acabaram por revelar semelhança entre os fatos que viam, como o reconhecimento de si mesmo nessas ações futuras, sendo elas consequências das escolhas feitas pelo indivíduo no decorrer de sua vida atual ou de muitas de suas vidas. Dentro das mais variadas acepções filosóficas e religiosas, tal noção de que ações são imbuídas de consequências iminentes sempre se fizeram presentes, muito embora estando estas sob outras nomenclaturas.

Mídia

Dr. Weiss é por mais de três décadas um convidado frequente em talk shows das emissoras de televisão americanas e em programas de estações de rádio. Ele possuía um quadro esporádico dentro do extinto programa de televisão Oprah, além de ser recorrente sua visita a programas como Larry King Live e 20/20. Atualmente, participa do programa Super Soul Sunday do canal de televisão OWN, de propriedade da própria apresentadora Oprah Winfrey. Na música, Weiss foi mencionado na canção No Creo, da cantora colombiana Shakira.

Brian Weiss já esteve no Brasil por diversas vezes. Uma das visitas o motivou a escrever A Cura Através da Terapia de Vidas Passadas, conforme o próprio autor narra em seu livro. Outra passagem do Dr. Weiss pelo Brasil foi narrada por ele em Muitas Vidas, Uma Só Alma. O autor também concedeu entrevistas à veículos de comunicação em suas diversas visitas ao país, ao qual eventualmente retorna para realizar conferências.

Livros

  • Through Time Into Healing (A Cura Através da Terapia de Vidas Passadas, no Brasil; O Passado Cura, em Portugal)
    ISBN 978-85-7542-266-3, lançado em 1996;
  • Meditation: Achieving Inner Peace and Tranquility in Your Life (Meditando com Brian Weiss, no Brasil; não lançado em Portugal)
    ISBN 978-85-7542-570-1, lançado em 1998;
  • Sacred Steps for Wisdom (A Divina Sabedoria dos Mestres, no Brasil e em Portugal)
    Escrito em Inglês, porém com lançamento apenas de sua tradução em Português, ISBN 978-85-8679-625-8, lançado em 1999;
  • Messages From the Masters (Mensagens dos Mestres, no Brasil; não lançado em Portugal)
    ISBN 978-85-7542-002-7, lançado em 2001;
  • Eliminating Stress, Finding Inner Peace (Eliminando o Estresse, no Brasil; Encontre a Sua Paz Interior, em Portugal.
    ISBN 978-85-7542-243-4, lançado em 2003;
  • Same Soul, Many Bodies (Muitas Vidas, Uma Só Alma, no Brasil; Muitos Corpos, Uma Só Alma, em Portugal)
    ISBN 978-97-2711-960-8, lançado em 2004;
  • Miracles Happen (Milagres Acontecem, no Brasil; Às Vezes Os Milagres Acontecem, em Portugal)
    Escrito em parceria com Amy E. Weiss, ISBN 978-98-9687-068-3, lançado em 2013.
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.6/5 (1031 votos)




ONLINE
1