Criar uma Loja Virtual Grátis

PROJECIOLOGIA/PROJEÇÃO ASTRAL

PROJECIOLOGIA/PROJEÇÃO ASTRAL

Waldo Vieira

 

 

Nascido em 12 de abril de 1932, em Monte Carmelo, Minas Gerais, Brasil, Waldo Vieira é formado em Medicina e Odontologia pela Universidade de Uberaba, MG.

 

É autor de 4 tratados, mais de 20 livros e centenas de artigos publicados em diversos periódicos científicos no Brasil e no Exterior. Com autoridade científica reconhecida, o pesquisador da consciência, projetor lúcido e parapsíquico Waldo Vieira é membro das mais importantes associações internacionais para pesquisa parapsíquica do mundo.

 

Há mais de meio século, Vieira vem desenvolvendo técnicas eficazes propostas aos pesquisadores e estudiosos interessados, para promover a projeção consciente voluntária e o domínio das bioenergias. Sua biblioteca pessoal, com mais de 65 mil obras, uma das mais extensas do mundo nestes temas, foi integralmente doada para criação da Holoteca, alocada no Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC) diariamente aberta à comunidade.

 

Apoiado na experiência pessoal e com a formação científica na área da Medicina, Waldo Vieira propôs as ciências Projeciologia e Conscienciologia, que hoje é desdobrada em mais de 300 especialidades para investigar as manifestações multidimensionais da consciência através das bioenergias.

 

Em 1988, Waldo Vieira, juntamente com um grupo de pesquisadores, fundou na cidade do Rio de Janeiro, Brasil, o Instituto Internacional de Projeciologia (IIP), que em 1994 transformou-se em Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC), instituição de educação e pesquisa sem fins de lucro, laica, voltada ao estudo e à divulgação das neociências. Em 1995 foi co-fundador do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC) em Foz do Iguaçu, PR.

 

Atualmente o cientista-autor Waldo Vieira reside em Foz do Iguaçu, PR, Brasil, materializando com o trabalho de diversas equipes especializadas, a Enciclopédia da Conscienciologia, que reúne milhares de verbetes referentes ao amplo universo de pesquisas da consciência. Os textos são debatidos diariamente, ao vivo e on line com o autor, de modo interativo, no Brasil e no Mundo. Para saber mais, acessar as Tertúlias Conscienciológicas no site www.tertuliaconscienciologia.org.

 

 

http://espiritualidadeeciencia.blogspot.com.br

Waldo Vieira e a Projeciologia


Waldo Vieira é médico, pesquisador e veterano das chamadas EXPERIÊNCIAS FORA DO CORPO. Dirige o mais importante centro mundial de estudos sobre PROJEÇÃO ASTRAL, o INSTITUTO INTERNACIONAL de PROJECIOLOGIA do R. de Janeiro. Membro da SOCIETY FOR PSYCHICAL RESEARCH de Londres, e da AMERICAN SOCIETY FOR PSYCHICAL RESEARCH de Nova Iorque, entre outras, Waldo resumiu tudo que se sabe sobre o assunto num volume com mais de 900 paginas. O livro "PROJECIOLOGIA" está hoje espalhado por todo o mundo. Dois desses exemplares encontram-se na estação brasileira de pesquisas científicas na Antártida. Alguns pesquisadores ali baseados buscam alívio para a solidão dos longos dias e noites do Pólo Sul visitando suas famílias através de viagens astrais.

AZ - Waldo, o que a Projeciologia estuda?

WV - A projeção consciente e seus fenômenos correlatos. A projeção é uma experiência extracorpórea que também chamamos desdobramento lúcido, viagem astral, projeção astral, O.O.B.E (out-of-the-body experience). Mas a coisa não se restringe à experiência em si. A Projeciologia visa o autoconhecimento profundo. Ela evita que o misticismo religioso, o fanatismo, a ignorância ou que qualquer tipo de superstição nos tire a liberdade individual de manifestação. Nada de lavagens cerebrais ou quaisquer tipos de sacralização. O fanático é interferente, radical e quase sempre desrespeitoso. Livre desses condicionamentos a pessoa cresce como ser humano e percebe que deve respeitar os outros.

AZ - Quer dizer que a Projeciologia é contra a doutrinação?

WV - Nós respeitamos todas as doutrinas, mas o conceito principal do nosso estudo é: "Não acredite em ninguém e em nada. Experimente". Parece uma afirmação materialista, mas não é. Pelo contrário, é espiritualista, porque nós estamos exaltando a consciência. A pessoa deve viver a experiência direta e por conta própria. Através de sua vivência, única e personalizada, ela vai superar o obstáculo da inciência, ou seja, a ignorância a respeito de si mesma.

AZ - Aparentemente isso afasta a Projeciologia do que, em geral, se entende por pesquisa científica.

WV - Nós apenas não estamos presos ao mecanismo do paradigma newtoniano-cartesiano, que é materialista e fisicalista. Isto não significa, necessariamente, a negação da Ciência. Pelo contrário, nós precisamos dela. Aliás, de todas as linhas do pensamento humano, ela é a menos pior. A Ciência só não é ainda ideal porque não tem respeitado a ética tanto quanto se poderia esperar. Veja os problemas que o mundo enfrenta no momento, principalmente na área da ecologia.

AZ - Mas isso é causado pela Ciência ou pelo uso inadequado dela?

WV - A administração também é uma ciência. É por aí, geralmente, que nos afastamos da ética. É necessário que tenhamos autocrítica para conquistarmos a liberdade de determinar a trajetória da sociedade.

AZ - O que é projeção astral?

WV - O homem se compõe de várias camadas superpostas de energia chamadas "corpos". O corpo físico é a camada percebida pelos sentidos físicos, o que não impede a detecção das demais através de vários processos. A sede da individualidade, da inteligência, encontra-se no corpo físico quando todas as demais camadas estão em coincidência, isto é, quando a pessoa está acordada. Com o sono, é como se o corpo ligasse o "piloto automático" das funções autônomas, e a sede do eu, juntamente com as outras camadas, sai do corpo físico. As funções normais do indivíduo estão inibidas pelo sono e tudo se passa como se nada tivesse acontecido. O que pode ocorrer é que a pessoa, de repente, se ache "boiando" pelo quarto, como um balão, ou observando o seu próprio corpo adormecido. Quase sempre esse fenômeno ocorre espontaneamente e quem o experimenta, muitas vezes evita comentá-lo, com medo da reação dos outros. A projeção astral é muito comum na adolescência. Quando o jovem conta aos pais que fez uma projeção, geralmente eles tentam tranqüilizar o filho procurando convencê-lo de que tudo não passou de um sonho. Em certos casos, procuram imediatamente um médico. Atualmente, com a maior divulgação dos estudos sobre esse tipo de fenômeno, ficou mais fácil falar do assunto sem correr o risco de ser internado numa clínica.

AZ - Em linhas gerais, o que se deve fazer para experimentar uma Projeção astral?

WV - Não se deve tentar sem conhecimento ou assistência competente. Mas não é tão difícil de ser conseguida quanto parece. Todos nós realizamos a projeção astral involuntariamente a noite durante o sono. As instruções elementares, ministradas em nosso curso, são simples. De início, é preciso aceitar o fato de que o seu limite não se restringe ao corpo físico. A força inibidora mais poderosa está justamente nesta falsa noção. É preciso também aprender a relaxar. Há vários métodos para isso. O mais comum consiste em deitar-se de barriga para cima usando roupas leves e sem cobertores. Em seguida inclinar levemente a cabeça para o lado, para evitar a boca aberta durante a projeção. Isto impede que a garganta fique ressequida. Deve-se concentrar a atenção em todas as partes do corpo, verificando se elas estão livres de tensão. Não é muito fácil, mas com exercício constante se pode obter rapidamente o relaxamento. Este processo deve principiar a partir dos pés, até o couro cabeludo. Os músculos devem ser relaxados individualmente. Em seguida, conte de 50 até 1. É necessário manter a respiração compassada, procurando esvaziar a mente e concentrar-se exclusivamente nos números. É fundamental também que não exista qualquer sentimento de culpa por não conhecer profundamente a si mesmo. Isto acontece apenas porque você foi programado desde que nasceu para viver encarcerado em seu próprio corpo. Outra questão básica é saber quando estamos acordados ou dormindo. Pode parecer tola esta observação, mas, em certas circunstâncias, a coisa não é muito fácil. Conseguindo distinguir se estamos acordados ou dormindo, um grande passo já foi dado.

Recomendamos então, que a pessoa repita, durante um mês, pelo menos umas 20 vezes ao dia, a seguinte pergunta: "Eu estou dormindo ou estou acordado?". Depois, responda: "Eu estou acordado". Esta pergunta deve ser feita cada vez que você mudar de ambiente. Através dela o raciocínio acostumara sua mente a se conscientizar permanentemente do estado de vigília. Em geral, na terceira semana deste exercício você terá a surpresa de se perguntar "estou acordado ou dormindo?", e responder "meu corpo está dormindo mas eu continuo acordado".

Você estará fora do corpo e não teria percebido isso antes. Quando isto acontece, deve-se controlar os sentimentos de medo ou euforia. Não há, em hipótese alguma, perigo de prejuízo para o seu corpo durante uma saída. Nenhuma força de ordem espiritual pode tomar posse do seu corpo em sua ausência. O que pode acontecer é um fenômeno comum às primeiras experiências: o desinteresse temporário pela vida física e suas dificuldades cotidianas. Mas isso, quando ocorre, é passageiro. Logo a pessoa aprende a dar o devido valor ao milagre da vida e à prestigiosa oportunidade de ocupar essa maquina fantástica que é o corpo humano.

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.6/5 (1031 votos)




ONLINE
1